Esta tem como objectivo dar mais destaque à vida e às obras de autores portugueses.
No mês de Setembro o autor em destaque é : António Mota
António Mota nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, em 16 de Julho de 1957 estudou em Penafiel onde concluio o curso do magistério primário em 1975 desde então é professore do ensino basico. É um dos escritores portugueses mais conceituados no campo da literatura infanto-juvenil.
Em 1979 publicou o seu primeiro livro “A aldeia das flores”.
- Vecedor de diveros prémios, em 1983 ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores com a obra" O Rapaz de Louredo".
- Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance "Pedro Alecrim". Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com A Casa das Bengalas.
- Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro".
- Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra "Se eu fosse muito Magrinho". com ilustrações de André Letria.
Sem comentários:
Enviar um comentário