Cidade de Albufeira


Albufeira localiza-se no centro do Algarve, na região mais a sul de Portugal, ela é sede de concelho e pertence ao Distrito Administrativo de Faro. Com uma área de 140,66 km² e uma população a rondar os 40 mil habitantes está dividida em cinco freguesias: Albufeira, Ferreiras, Guia, Olhos d'Água e Paderne. A costa é de arribas recortada por praias de clima marcadamente mediterrânico: Verões quentes e secos e Invernos amenos, com uma pluviosidade reduzida, O Turismo é a mais importante atividade do concelho de Albufeira. A partir da década de 60, já no séc. XX, o turismo começou a florescer e deu novo fôlego à economia local. Com o seu crescimento tornou-se cidade em 1986. Atualmente Albufeira é, sem margem de dúvida, um dos principais centros turísticos do país. Geograficamente, a região dispõe de uma costa de 30 km distribuídos 23 praias de areia fina e a água cristalina. A zona é a nível nacional, uma das de maior concentração de bandeiras azuis (símbolo europeu da qualidade das praias).Paralelamente ao turismo, foram criados outros serviços. A restauração e os bares expandiram-se um pouco por todo o concelho. A animação noturna é das mais badaladas em todo o Algarve.
Locais Históricos
Torre do Relógio: Considerada um dos ex-libris da cidade, este é certamente, um local a visitar. Localizada na Rua Bernardino Sousa, esta antiga torre muçulmana encontra-se integrada no edifício da antiga cadeia comarca. Já no séc. XIX foi-lhe implantada uma original coroa em ferro onde se encontra o sino das horas. Do cimo desta torre, poderá desfrutar de uma vista privilegiada sobre a cidade.
Misericórdia: Em plena Rua Henrique Calado, encontramos esta antiga mesquita árabe, utilizada depois como capela dos Alcaides do Castelo. Restaurada em 1499, adoptou entretanto o nome de Capela da Misericórdia. Foi parcialmente destruída pelo terramoto de 1755, tendo sido posteriormente recuperada. Conserva até hoje o portal gótico, o arco triunfal e abside. No interior, recomendamos uma visita ao retábulo de talha, representativo da imagem de N.ª Sr.ª da Visitação e do Senhor Morto, bem como, ao túmulo de Rui Dias, suposto Alcaide do castelo.
Igreja Matriz: Situada na Rua da Igreja Nova, a Matriz de Albufeira foi construída no Século XVIII (1782), tendo substituído a antiga matriz (originalmente mesquita árabe) que ruiu com o terramoto de 1755. Esta Igreja, de uma só nave, é do estilo Neoclássico e apresenta 4 capelas laterais, a capela baptismal, o coro, dois púlpitos e duas salas laterais. No altar-mor, é de realçar o belíssimo retábulo do pintor albufeirense Samora Barros (séc. XX), que serve de pano de fundo à imagem da padroeira de Albufeira, N.ª Sr.ª da Conceição. No cimo do arco da porta principal, podemos encontrar a cruz de Aviz, representativa da ordem Religiosa e Militar a que Albufeira pertenceu.
Igreja de Sant'Ana: No largo Jacinto d’Ayet, encontramos um belo exemplar da arquitectura religiosa do séc. XVIII, a Igreja de Sant’Ana. Na capela-mor, encontramos um retábulo em madeira, da autoria dos mestres João Baptista e Francisco Xavier Guedelha. Dignas de atenção são ainda uma imagem de Cristo crucificado e um retábulo representativo de N.ª Sr.ª das Dores.
São Vicente de Albufeira: Monumento em memória de Frei Vicente de St. º António.
S. Vicente nasceu no ano de 1590, natural da Vila de Albufeira. Letrado e inteligente, saiu de Albufeira, tendo prosseguido os estudos na Capital.
Dedicou-se a Igreja após falecimento dos pais. A sua fé levou-o a peregrinar pelo Oriente, Japão mais precisamente. Sofreu nas mãos de inimigos da Cristandade. Faleceu a 3 de Dezembro de 1632 erguendo um crucifixo e bradando "Viva a Fé de Jesus Cristo".
Igreja de S. Sebastião: Na Praça Miguel Bombarda, encontramos esta igreja, construída em meados do séc. XVIII. Apresentando traços arquitectónicos de raiz popular, podemos destacar no seu exterior a belíssima cúpula e 2 portais: o lateral debruado por cantarias de estilo manuelino e o principal, talhado em estilo barroco. Na sua nave única, encontramos um retábulo de madeira proveniente da segunda metade do século XVIII, seis imagens de santos em madeira e uma imagem em pedra.

Festas e Romarias
Ao longo do ano, são diversos os eventos de cariz popular que se realizam. No interior do concelho, a aldeia típica de Paderne é aquela que mantém mais viva a chama da tradição
Em Albufeira, Festa em honra de Nossa Senhora da Orada, no mês de agosto, é um dos momentos altos no que concerne às festas religiosas. Trata-se de uma manifestação de profundo significado que se realiza há mais de 500 anos e que tem como principal momento, uma bela e emotiva procissão de mar que envolve toda a cidade.
Outro acontecimento religioso de relevância para a cidade, é a Festa em honra de São Vicente. Desde a primeira realização desta festa, em 1965, Albufeira nunca mais deixou de prestar culto a São Vicente, no aniversário do seu martírio a 3 de setembro.
Comemorações do Dia do Município a 20 de agosto, data que se celebra a atribuição da Carta de Foral à vila por D. Manuel I (20 de agosto de 1504).
E em agosto, o Festival da Sardinha ocupa a Praia dos Pescadores com gente e animação e a festa dos pescadores.


 Frases sobre Albufeira feitas pelos alunos











Sem comentários: