A lenda das amendoeiras em flor

Nos dias 24 e 25 de fevereiro os alunos do 1º e 2º ano, estiveram na biblioteca a ouvir a lenda das amendoeiras em flor, lenda bem conhecida e tradicional algarvia.
Posteriormente realizaram um cartaz alusivo à história.






Retirámos a história de: http://www.youtube.com/watch?v=YlxrSqJPVDI


Aqui fica também a lenda em texto.

Há muitos e muitos séculos, antes de Portugal existir e quando o Algarve pertencia aos árabes, reinava em Chelb, ( futura cidade de Silves, o famoso e jovem rei Ibn-Almundim que nunca tinha conhecido uma derrota.
Um dia, entre os prisioneiros de uma batalha, viu a linda Gilda, uma princesa loira de olhos azuis e porte altivo.
Impressionado, o rei mouro deu-lhe a liberdade, conquistou progressivamente a sua confiança e um dia confessou-lhe o seu amor e pediu-lhe para ser sua mulher.
Foram felizes durante algum tempo, mas um dia a bela princesa do Norte caiu doente sem razão aparente.
Um velho cativo das terras do Norte pediu para ser recebido pelo desesperado rei e revelou-lhe que a princesa sofria de saudades da neve do seu país distante. A solução estava ao alcance do rei mouro, pois bastaria mandar plantar por todo o seu reino muitas amendoeiras que quando florissem as suas brancas flores dariam à princesa a ilusão da neve e ela ficaria curada.
Na Primavera seguinte, o rei levou Gilda à janela do terraço do castelo e a princesa sentiu que as suas forças regressavam ao ver aquela visão indescritível das flores brancas que se estendiam sob o seu olhar.
O rei mouro e a princesa viveram longos anos de um intenso amor esperando ansiosos, ano após ano, o maravilhoso espetáculo das amendoeiras em flor.


Sem comentários: