" A que sabe esta história"

Hoje tivemos o privilégio de assistir à peça de teatro encenada pelo professor Emídio Teodósio e representada pelos alunos Diogo Rosa, Mariana Alves, Laura Tintim e Natacha Andrade; do 6º B da Escola Dr. Francisco Cabrita.
Presentearam-nos com a peça de Teatro " O caldo de Pedra" que está inserido no projeto Educação para a Saúde, referindo a importância da alimentação saudável.






Dia do autor Português

Comemora-se a 22 de maio o dia do autor Português
Para marcar esta data lançamos um desafio no inicio da semana.

Desafio

Descobre as peças do puzzle dentro dos livros de cada um dos autores indicados na lista.

Matilde Rosa Araújo

António Mota

António Torrado

Luísa Ducla Soares

Alice Vieira

Maria Teresa Gonzalez

José Jorge Letria

Ana Mª Magalhães e Isabel Alçada

Sophia de Mello Breyner Andresen


Pista: Na etiqueta de cada livro estão as três iniciais do apelido de cada autor


 
 
A descoberta das peças  foi uma " loucura" e a confusão instalou-se na BE, mas alegria da descoberta era enorme, de tal forma que até corriam para entregarem as peças :) 


Aqui ficam algumas fotos






Depois de encontradas as peças de todos os autores o resultado foi este:


Passatempos

Com o calor a apertar, a BE é um dos locais amenos na escola.
Como a afluência ontem e hoje foi acima da média à hora de almoço,  demos aos nossos utilizadores alguns passatempos.

Se quiseres podes também fazê-los em tua casa.







Autor do mês


José Jorge Letria

José Jorge Letria nasceu em Cascais, em l951, estudou Direito, História e História de Arte na Universidade de Lisboa, sendo pós-graduado em Jornalismo Internacional e Mestre em “Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais” pela Universidade Autónoma de Lisboa. Foi, redator e editor de jornais como, Diário de Lisboa, República, Diário de Notícias, e Jornal de Letras.

Tem livros traduzidos em várias línguas e está representado em numerosas antologias em Portugal e no estrangeiro.
A sua obra literária já foi distinguida, com diversos prémios tais como Grandes Prémios da APE ( conto e teatro), -Prémio Internacional UNESCO, Prémio Aula de Poesia de Barcelona, -Prémio Plural (México), -Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte (São Paulo), -Prémio Gulbenkian, -Grande Prémio Garrett da Secretaria de Estado da Cultural, -Prémio Eça de Queirós-Município de Lisboa (2 vezes), -Prémio Ferreira de Castro de Literatura Infantil (3 vezes), -Prémio O Ambiente na Literatura Infantil (3 vezes), -Prémio José Régio de teatro -Prémio Camilo Pessanha do IPOR, entre muitos outros. Recebeu em Novembro de 2009 o -Prémio Manuel de Arriaga, instituído pela Sociedade Protetora dos Animais, -Prémio Maria Rosa Colaço 2006 para o texto inédito “A Fala das Coisas” (infanto-juvenil), -Prémio Nacional de Poesia Nuno Júdice 2007 para a coletânea inédita “Sobre Retratos”.

O seu livro para crianças “O Homem que Tinha uma Árvore na Cabeça” integrou, em 2002, a lista “Books and Reading for Intercultural Education”, da União Europeia.

Foi agraciado, em l997, com a Ordem da Liberdade pelo Presidente Jorge Sampaio. Em Paris foi-lhe atribuída a medalha da Internationale des Arts et des Lettres.

É membro da World Literary Academy. Integrou durante seis anos o Bureau Executivo da Associação dos Eleitos Locais e Regionais da Grande Europa para a Cultura, tendo sido membro da Comissão de Redacção do Livro Branco sobre as Políticas  Culturais na Europa.

Foi distinguido, em Junho de 2002, com a Medalha de Honra do Município de Cascais, tendo sido atribuído o seu nome à Escola EB 1 da vila, por si frequentada na infância.
 
 



Livro do mês




Autor: José Jorge Letria

Ilustradora: Joana Quental

Esta obra sobre as ligações afetivas entre a mãe e os filhos, relembra o papel que a mãe desempenha na vida de todos e, muito em particular, na vida das crianças.
Nesta discurso acessível, a que se juntam as rimas e os ritmos próprios do texto poético, o autor promove a identificação dos leitores com o universo recriado e com as personagens, chamando a atenção para o papel insubstituível da mãe.

Boas Leituras!!!









Dia da mãe


O dia da mãe é celebrado este ano a 6 de Maio.
Na BE os alunos realizaram um postal para oferecer à sua mãe e decoraram uma árvore com bichinhos , nos quais escreveram pequenas mensagens às suas mães.

Aqui ficam algumas fotos.





Se quiseres saber mais novidades sobre este dia clica no link:
http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Sabias&ID=676