Dia da Alimentação




Hoje, 16 de Outubro  é o dia da alimentação.
Ao longo da semana passada foi pedido aos pais dos alunos a partilha de receitas de culinária que confeccionassem em casa.


Foi muito interessante o que cá chegou, desde receitas de lulas guisadas, pargo no forno, esparguete à bolonhesa,  carne com rebentos de soja, crepes com gelado, ...
Como na nossa escola existem alunos de outros países, tivemos também receitas como muamba de galinha, lagosta com mancarra (amendoim).
Uma aluna partilhou também connosco uma receita alentejana, sericaia ...




Exposição de livros relacionados com alimentação




A Roda dos alimentos


 A Roda dos Alimentos surgiu em 1977 durante a campanha “Saber comer é saber viver” e em 2003 foi reestruturada devido à evolução dos conhecimentos científicos e à alteração clara dos hábitos alimentares dos portugueses. Este projecto foi desenvolvido ao abrigo do programa Saúde XXI, através de um protocolo entre a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e o Instituto do Consumidor.

Desta forma, foram subdivididos alguns dos grupos e acrescentado a água.

A Roda é uma ilustração gráfica que pretende ajudar a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte de um dia alimentar saudável. O seu formato em forma de roda pode ser facilmente identificado e associado a um prato vulgarmente utilizado e, para além disso, não hierarquiza os alimentos.

A Nova Roda dos Alimentos é constituída por 7 grupos de alimentos, os quais foram agrupados de acordo com as suas semelhanças e características nutricionais, somando-se a água no centro. Além disso, a Roda estabelece porções diárias recomendadas e equivalentes entre os alimentos.


Aqui fica um pequeno filme.



Sem comentários: