Animais de Estimação

 Hoje de manhã os alunos da UIE  estiveram na BE a assistir a  um filme sobre os animais de estimação, da coleção :"Veja como crescem".





Posteriormente irão realizar atividades relacionadas com os diferentes animais.


Concurso de marcadores de livros



Está a decorrer até final do mês de Janeiro o concurso de marcadores de livros.
Aqui fica o regulamento 

REGULAMENTO

  1. O concurso de desenho de MARCADORES DE LIVROS, dinamizado pela Biblioteca.
    Escolar destina‐se aos alunos do Pré‐Escolar, 1º, 2º, 3º e 4º ano.

  2. O tema do concurso baseia‐se na mensagem «A minha biblioteca é…».

  3. Pretende‐se que cada marcador de livro tenha uma mensagem que realce a importância da
    biblioteca para a aprendizagem dos alunos.

  4. Os marcadores de livros têm de ser desenhados à mão e realizados pelo aluno.

  5. Cada aluno pode concorrer com apenas um exemplar.

  6. A Biblioteca fornece o cartão para a realização do marcador .

  7. Cada aluno deve colocar o seu nome, ano e turma na parte de trás do desenho.

  8. A data limite para a entrega dos marcadores é o dia 31 de Janeiro.

  9. O resultado dos vencedores será afixado na Biblioteca e no blogue : http://biblioteca-calicos.blogspot.pt/

  10. Os prémios serão entregues após as férias do Carnaval

  11. O critério de avaliação será baseado no mérito artístico e na mensagem do tema
    designado.

  12. O prémio está dividido em cinco escalões:
    alunos do Pré‐Escolar;
    alunos do 1.º ano
    alunos do 2º ano
    alunos do 3º ano
    alunos do 4º ano

  13. Os trabalhos serão apreciados por um Júri


Esperamos pelos vosso trabalhos!!!


Após a data de entrega dos trabalhos, aqui fica a nossa partilha de alguns marcadores entregues.








Brevemente revelaremos os vencedores!!!


Inverno

Ao longo da semana escutamos a história da " Bruxa Mimi no Inverno" ,  lida pelos alunos do 2º ano.


Os alunos do 1º ano escutaram a história " Heidi e o último nevão"


Após a história os alunos fizeram alguns passatempos para descobrirem as diferenças nos desenhos, todos eles alusivos à estação do ano em que nos encontramos.
Se quiseres também podes fazer este desafio!








Aqui fica o nosso mural de Inverno


Sabias que...

Ao longo do ano 2013 e para conhecermos melhor o mundo que nos rodeia, iremos publicar alguns acontecimentos/ curiosidades, nesta nova rubrica: Sabias que...


A temperatura mais baixa registada na terra foi de 89,2 graus negativos numa estação de pesquisa na Antártica ( Polo Sul) , em 1983.


Em Portugal as temperaturas chegaram aos 17,5 graus negativos no dia 12 de Fevereiro de 1983 em Veiga de Gostei (Bragança).


Livro do mês de Janeiro

Para iniciarmos este ano de 2013, a nossa leitura para o mês de Janeiro recaiu sobre o livro: " A gota gotinha" de Zacarias com a ilustração de Miguel Cabral.



Uma gotinha linda e transparente adorava viver na sua nuvem.
Mas um dia a grande nuvem chocou com outra e a gotinha caiu na terra sem saber muito bem o que se ia passar.
Esta história fala da importância da água na terra e é contada pelo espantalho Zacarias.


Aproveitem e desfrutem desta história e claro:
Boas Leituras!

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."
Bill Gates

" O nascimento "

Nesta época natalícia tivemos na biblioteca as crianças do Jardim de Infância que vieram ver e ouvir a história do nascimento do menino Jesus. Após a história presentearam-nos com bonitas canções.






Natal

Portugal
  •  A tradição diz que, no Natal, o Menino Jesus traz presentes aos meninos que se portaram bem, mas cada vez mais o Pai Natal tem vindo a ganhar importância.
  •  Isto tem acontecido sobretudo pela força do comércio, que até parece fazer esquecer o que se celebra no Natal: o nascimento de Jesus.
  • Das tradições mais antigas, de antes de se falar tanto no Pai Natal, ficaram muitas coisas, como por exemplo:

    - Põe-se o sapatinho de cada criança da casa em frente à lareira (e não uma meia pendurada, como é tradição de outros países) e, à meia-noite do Dia de Natal, uma ou várias prendas e doces aparecem!

    - O presépio é muito importante, e há bastantes casos em que é enriquecido com muitos elementos para além de Nossa Senhora, São José e o Menino Jesus.
    Não podem faltar os pastores, a vaca e o burrinho (que aqueceram Jesus com o seu bafo), a estrela do Natal (que guiou os pastores), e todo o restante cenário.
    Pode haver camelos, os Reis Magos podem vir ao longe, pode haver arbustos e palmeiras, pontes, outros animais e o que se achar que fica bem.
    Também há casos em que se finge haver neve.
  • A casa decora-se com grinaldas e decorações natalícias, e, hoje em dia há também uma árvore de Natal para além do presépio em praticamente todas as casas.
  •  As ruas e lojas são também decoradas e, cada vez mais se vêem decorações no exterior das casas e em alguns edifícios e igrejas.
  • O Natal português tem muitas variantes e ligeiras diferenças nas tradições dos vários pontos do País, mas em todo o lado se festeja com decorações, prendas, com a união da família e refeições em comum.
  • A ceia de Natal, respeitando o jejum da quadra, inclui bacalhau cozido com batatas e verduras, tudo bem regado com azeite.
  •  No norte do País também se come polvo assado e outros pratos e doces da época.
  • Ao aproximar-se a meia-noite, muitas famílias vão à Missa do Galo. No final da missa é costume beijar o Menino, como prova de devoção.
  • No regresso a casa, se tudo acontecer como esperado, o Menino Jesus (ou o Pai Natal) já deixou prendas para todos.
  • Em algumas aldeias faz-se uma fogueira perto do largo da terra (e do adro da igreja) para aquecer o Menino e, depois da Missa do Galo as pessoas ficam um pouco a confraternizar.
  •  No dia de Natal come-se peru assado (ou outra carne) e muitos doces deliciosos, como filhoses, azevias, sonhos, coscorões, broas (de milho, de mel e outras), rabanadas, etc. e o bolo-rei.
  • É uma altura em que se está com a família e se trocam lembranças entre todos. Para os que estão mais longe, ou não, também existe o costume de enviar cartões de Boas Festas, como sinal de lembrança e amizade.



Texto retirado de: 
http://www.junior.te.pt/natal/home_natal/natal_mundo_portugal.html


Nesta época natalícia, os alunos ajudam nas decorações de Natal. 
Aqui fica a partilha.


















Desejamos a todos um Feliz natal e um ano novo cheio de esperança e felicidade!!!