Dia Internacional da Tolerância - 16 novembro

Ao longo da semana os alunos que têm atividades de enriquecimento curricular na BE escutaram um história que falava num mundo de pessoas coloridas. A história escolhida estava relacionada com o tema da tolerância ( disposição de admitir , nos outros , modos de pensar, de agir e de sentir diferentes dos nossos)
Foi interessante fazê-los entender o significado deste valor, pois como na nossa escola existem crianças das mais diversas partes do mundo , conseguimos chegar ao grande valor do respeito e da ajuda aos outros.
Após a história os alunos pintaram crianças das várias partes do mundo e foram colocadas no mapa mundo.
Aqui fica a nossa partilha da história e dos desenhos.













Lenda de S. Martinho

Conta a Lenda...
Ao longo da semana os alunos ouviram a lenda de S. Martinho e elaboraram um painel com alguns elementos da época.
Aqui fica a partilha.

Após uma breve conversa com os alunos, sobre a lenda, apercebemo-nos que eles à semelhança de S. Martinho também ajudam os outros através de entregar de roupa que já não lhes serve e também entregam os brinquedos que já não utilizam.
As crianças de hoje  pouco a pouco caminham para os homens do amanhã...
imagem retirada de : http://www.paroquiansfatima.com.br

Os animais da quinta

No dia 2 de Novembro os alunos da sala da multideficiência estiveram na biblioteca a ver um filme sobre os animais da quinta. Posteriormente realizaram trabalhos que estão expostos na Biblioteca.
Aqui fica a partilha.











Livro do mês de Novembro





A Ilha do Tesouro” apresenta uma história fictícia de uma aventura em busca do tesouro do terrível pirata Flint, os personagens são o rapaz Jim, o capitão Bill, Dr. Livesey, Lorde Trelawney, John Silver, Ben Gun e outros marinheiros.
Jim, também narrador da história, morava na pousada até que um dia o capitão Bill chegou para se instalar, Bill vivia bebendo rum e adorava contar histórias.
Ao morrer, Jim abriu o baú do capitão Bill e descobriu algumas moedas de vários lugares e um mapa.
Com a ajuda de seus amigos, (até porque muitos piratas estavam atrás desse mapa ) partiram no barco Hispaniola.

A aventura continua...


Autor: Robert Louis Stevenson
Ilustrador: Tony Wolf

Autor do mês de Novembro


Robert Louis Balfour Stevenson nasceu em Edimburgo, capital da Escócia. Filho de engenheiro civil, era pressionado pelo pai a seguir mesma carreira, mas a saúde debilitada e a fraca inclinação para a área fizeram com que decidisse por uma carreira alternativa.
Em 1866 entrou para a faculdade de Engenharia de Edimburgo. Lá, escreveu durante 1871 e 1872 para o jornal universitário, o Edimburgh University Magazine, revelando seu gosto e talento para a arte e literatura.
Em 1876 conhece uma mulher norte-americana dez anos mais velha, Fanny Vandergrift Osbourne, com a qual se casa em 1880, em São Francisco,Estados Unidos.
Volta à Inglaterra e traz consigo esposa e um enteado. No ano seguinte é internado na cidade de Davos, Suíça, para tratar sua tuberculose, que há anos o vinha acompanhando. 

Algumas das suas obras:




Halloween - 31 de Outubro




No nossa escola, foi lançado um concurso de aboboras para todas as turmas.
A professora de expressões, Sandra Estevão, fez um trabalho de pesquisa sobre o Halloween, com turmas do 2º e 3º ano.
Foi pedido aos alunos que trouxessem aboboras , para posteriormente as decorarem e aproveitarem o interior da abobora para fazer doce.
No dia 29, iniciou-se esta confecção e os alunos estiveram com muita atenção.



Hoje, 31 de outubro, realizou-se o concurso das aboboras. Os alunos após criarem o desenho  executaram-no na a abobora . Todas as 13 turmas da escola participaram e os concorrentes receberam um diploma de participação, uma pequena lembrança e um pote de doce de abobora.
O Juri, composto pelo Vice presidente Dr. Rolo, pela Dra. Manuela Lima e pela Dra Ana Patricia, estiveram a avaliar todas as aboboras e a escolha recaiu sobre a abobora do 2º D, os alunos ganharam doces e também um livro de receitas de abobora.

Aqui ficam algumas fotografias do evento.



 Abobora vencedora









À  tarde realizou-se um peddy paper pela escola com a temática do Halloween.



Dia da Biblioteca escolar

O gabinete da rede de Bibliotecas escolares decidiu declarar o dia 22 de outubro como o Dia da biblioteca escolar.
Para comemorar esta data , tivemos hoje na biblioteca o professor Vasco de Sousa que nos presenteou com a sua obra :" O peixe que gostava de se pentear".



Os alunos das turma do 4º ano estiveram muito atentos à história.








Hoje, também foi lançado um concurso no nosso Agrupamento, intitulado: "Porque ler é..."

Vários foram os participantes. Aqui ficam algumas frases.
Posteriormente divulgaremos o vencedor.

"Ler é aprender, ler histórias, escrever frases. Ler é divertido e nas histórias aprendemos coisas novas."
Soraia  3ºB

"Para mim é entrar no mundo dos contos de fadas. Ler foi a melhor coisa que me aconteceu na vida."
Rita  4ºC

"Ler é sentir a imaginação dentro de si.
É o poder da amizade.
É soltar as raízes das palavras.
É sentir as letras a juntarem-se e formarem palavras."
Daniel 4ª C

"Ler para mim é aprender, é como se a história me encantasse e eu entrasse nela. 
Acho que o mundo sem histórias não seria tão emocionante como é agora e eu adoro ler.
Ler é ter imaginação e sentir a felicidade que a história dá."
Joana 4º A

"Ler é saber juntar letras e dizer os sons das letras juntas.
Ler é soltar as palavras da boca.
Ler é saber todas as letras do alfabeto e dizer as palavras com a força da língua."
Tomás 4º C


O vencedor do concurso foi o aluno do 4ºB Daniel Lopes de Sousa. Ganhou um tapete para o rato do computador.

Parabéns Daniel!!!