Autor do mês de Novembro


Robert Louis Balfour Stevenson nasceu em Edimburgo, capital da Escócia. Filho de engenheiro civil, era pressionado pelo pai a seguir mesma carreira, mas a saúde debilitada e a fraca inclinação para a área fizeram com que decidisse por uma carreira alternativa.
Em 1866 entrou para a faculdade de Engenharia de Edimburgo. Lá, escreveu durante 1871 e 1872 para o jornal universitário, o Edimburgh University Magazine, revelando seu gosto e talento para a arte e literatura.
Em 1876 conhece uma mulher norte-americana dez anos mais velha, Fanny Vandergrift Osbourne, com a qual se casa em 1880, em São Francisco,Estados Unidos.
Volta à Inglaterra e traz consigo esposa e um enteado. No ano seguinte é internado na cidade de Davos, Suíça, para tratar sua tuberculose, que há anos o vinha acompanhando. 

Algumas das suas obras:




Halloween - 31 de Outubro




No nossa escola, foi lançado um concurso de aboboras para todas as turmas.
A professora de expressões, Sandra Estevão, fez um trabalho de pesquisa sobre o Halloween, com turmas do 2º e 3º ano.
Foi pedido aos alunos que trouxessem aboboras , para posteriormente as decorarem e aproveitarem o interior da abobora para fazer doce.
No dia 29, iniciou-se esta confecção e os alunos estiveram com muita atenção.



Hoje, 31 de outubro, realizou-se o concurso das aboboras. Os alunos após criarem o desenho  executaram-no na a abobora . Todas as 13 turmas da escola participaram e os concorrentes receberam um diploma de participação, uma pequena lembrança e um pote de doce de abobora.
O Juri, composto pelo Vice presidente Dr. Rolo, pela Dra. Manuela Lima e pela Dra Ana Patricia, estiveram a avaliar todas as aboboras e a escolha recaiu sobre a abobora do 2º D, os alunos ganharam doces e também um livro de receitas de abobora.

Aqui ficam algumas fotografias do evento.



 Abobora vencedora









À  tarde realizou-se um peddy paper pela escola com a temática do Halloween.



Dia da Biblioteca escolar

O gabinete da rede de Bibliotecas escolares decidiu declarar o dia 22 de outubro como o Dia da biblioteca escolar.
Para comemorar esta data , tivemos hoje na biblioteca o professor Vasco de Sousa que nos presenteou com a sua obra :" O peixe que gostava de se pentear".



Os alunos das turma do 4º ano estiveram muito atentos à história.








Hoje, também foi lançado um concurso no nosso Agrupamento, intitulado: "Porque ler é..."

Vários foram os participantes. Aqui ficam algumas frases.
Posteriormente divulgaremos o vencedor.

"Ler é aprender, ler histórias, escrever frases. Ler é divertido e nas histórias aprendemos coisas novas."
Soraia  3ºB

"Para mim é entrar no mundo dos contos de fadas. Ler foi a melhor coisa que me aconteceu na vida."
Rita  4ºC

"Ler é sentir a imaginação dentro de si.
É o poder da amizade.
É soltar as raízes das palavras.
É sentir as letras a juntarem-se e formarem palavras."
Daniel 4ª C

"Ler para mim é aprender, é como se a história me encantasse e eu entrasse nela. 
Acho que o mundo sem histórias não seria tão emocionante como é agora e eu adoro ler.
Ler é ter imaginação e sentir a felicidade que a história dá."
Joana 4º A

"Ler é saber juntar letras e dizer os sons das letras juntas.
Ler é soltar as palavras da boca.
Ler é saber todas as letras do alfabeto e dizer as palavras com a força da língua."
Tomás 4º C


O vencedor do concurso foi o aluno do 4ºB Daniel Lopes de Sousa. Ganhou um tapete para o rato do computador.

Parabéns Daniel!!!


" A revolta dos livros"





Os alunos do 1º B no dia da biblioteca escolar ouviram a história :
" A revolta dos livros" .
Depois de ouvirem a história e após uma breve conversa sobre a biblioteca da escola realizaram um desenho sobre o que mais gostam na biblioteca.
Aqui fica a partilha.





No youtube está esta história.




Dia da Alimentação




Hoje, 16 de Outubro  é o dia da alimentação.
Ao longo da semana passada foi pedido aos pais dos alunos a partilha de receitas de culinária que confeccionassem em casa.


Foi muito interessante o que cá chegou, desde receitas de lulas guisadas, pargo no forno, esparguete à bolonhesa,  carne com rebentos de soja, crepes com gelado, ...
Como na nossa escola existem alunos de outros países, tivemos também receitas como muamba de galinha, lagosta com mancarra (amendoim).
Uma aluna partilhou também connosco uma receita alentejana, sericaia ...




Exposição de livros relacionados com alimentação




A Roda dos alimentos


 A Roda dos Alimentos surgiu em 1977 durante a campanha “Saber comer é saber viver” e em 2003 foi reestruturada devido à evolução dos conhecimentos científicos e à alteração clara dos hábitos alimentares dos portugueses. Este projecto foi desenvolvido ao abrigo do programa Saúde XXI, através de um protocolo entre a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e o Instituto do Consumidor.

Desta forma, foram subdivididos alguns dos grupos e acrescentado a água.

A Roda é uma ilustração gráfica que pretende ajudar a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte de um dia alimentar saudável. O seu formato em forma de roda pode ser facilmente identificado e associado a um prato vulgarmente utilizado e, para além disso, não hierarquiza os alimentos.

A Nova Roda dos Alimentos é constituída por 7 grupos de alimentos, os quais foram agrupados de acordo com as suas semelhanças e características nutricionais, somando-se a água no centro. Além disso, a Roda estabelece porções diárias recomendadas e equivalentes entre os alimentos.


Aqui fica um pequeno filme.



Dia Nacional dos Castelos

No passado dia 7 de Outubro comemorou-se o dia Nacional dos Castelos.
Na biblioteca ao longo da semana temos:
* Exposição de  livros sobre castelos;
* Filme " Robin Hood" que reporta à época dos castelos, no dia 9 de Outubro (terça-feira) na hora do almoço;
* Desenhos para pintar.

Aqui ficam algumas fotos da exposição:





Temos também o mapa de Portugal com alguns castelos assinalados:


A Bandeira Nacional tem no seu escudo sete castelos que são tradicionalmente considerados um símbolo das vitórias portuguesas sobre os inimigos mouros, durante o reinado de D. Afonso III, que supostamente conquistou sete fortalezas inimigas durante a conquista do AlgarveOs castelos conquistados por Afonso III aos mouros situam-se em: Albufeira, Paderne, Castro Marim, Cacela, Estombar, Sagres e Aljezur.



Construímos dois castelos diferentes:



  Alguns dos desenhos que podes pintar :

  .