Semana da Ásia

Durante esta semana de 13 a 17 de Fevereiro temos na Biblioteca atividades alusivas ao continente asiático.



  • Exposição de livros temáticos;


  • Pintura de desenhos asiáticos;


  • Hora do conto para o ano;   
Hoje, dia 14 de Fevereiro, por volta das 10 h da manhã tivemos na Be a Professora Helena Correia da Biblioteca da Ebsa, que nos veio contar a história : " A cerejeira da lua" de António Torrado.
Esta história está relacionada com a temática desta semana, a Ásia.
Os alunos estiveram com muita atenção!!!



  • Origami à hora do almoço











Aqui fica um pequeno video sobre a Ásia:



Curiosidades Asiáticas:

Horóscopo Chinês e a sua lenda.



A LENDA DO HOROSCOPO CHINÊS


Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos animais.
De todos apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato ; O Boi ; o Tigre ; O Coelho ; o Dragão ; a Cobra ; o Cavalo; a Cabra, ; o Galo ; o Macaco; o Cão; o Porco .
De acordo com um antigo texto budista, quando os animais terminaram as suas meritórias tarefas, fizeram um juramento solene perante Buda de que um deles estará sempre, pregando e convertendo, enquanto os outros onze ficarão praticando o bem em silêncio.
Assim, graças ao trabalho constante dos animais, Buda garante uma certa ordem no universo.


Monumentos:
A beleza dos monumentos asiáticios é extraordinária, aqui ficam alguns...

Petra- Jordânia

Templo Dourado- India


Templo Boyodo- in - China

Flor de Lotus- India

Templo Ranakpu- India

Taj Mahal- India

Concurso de Banda Desenhada- Vencedores

Durante esta semana foram entregues a todos os participantes uma pequena lembrança.

Num universo de 85 participantes a escolha foi dificil, mas chegamos ao resultado.
Os vencedores receberam um caderno para continuarem a desenhar, um lápis de carvão personalizado e uma caixa de canetas de feltro.


Os vencedores deste concurso foram:

1º Ano- Rodrigo Felicidade (1ºB)



2º Ano-Miriam Lima (2ºB)



3º Ano- Daniel Sousa (3ºB)



4º Ano - Joana Vieira (4ºB)




Autores do mês - Fevereiro

Ana Maria Magalhães
  e
   Isabel Alçada

Ana Maria Magalhães nasceu em Lisboa a 14 de Abril de 1946.
Decidiu ser professora de História e Português.
Em 1976 conheceu Isabel Alçada à porta da Escola Fernando Pessoa, em Lisboa. Ficaram  amigas.

 Isabel Alçada nasceu a 29 de Maio de 1950, em Lisboa.
Seu pai era o grande contador de histórias da casa.
Tornou-se professora, tal como Ana Maria Magalhães, de Português e de História em Setembro de 1976, no ano em que a conheceu.

 Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães estrearam-se como escritoras de livros infantojuvenis, em 1982 ; depois de muito escreverem para os alunos, escreveram um 1º livro: "Uma Aventura na Cidade".
Esta coleção, sobre as aventuras das gémeas Teresa  e Luísa e os amigos Chico, Pedro o João acompanhados pelos cães, Caracol e Faial,  marcaram uma viragem na história da literatura infantil portuguesa .
Refletem a longa e rica experiência educativa e são eco de uma infância e juventude particularmente felizes  traduzindo o seu enorme talento para comunicarem com os mais novos.

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada  já escreveram as algumas das seguintes obras:









                 

Livro do mês Fevereiro


Autores: Ana Maria Magalhaês
               Isabel Alçada

Ilustrador: Arlindo Fagundos 

...Sara é gira, ruiva, bem disposta, ótima aluna e filha de um milionário.
Apaixona-se pelo Chico numa aula de Educação Física.
Quando chega o Carnaval convidou-o a ele e ao resto do grupo para uma festa de máscaras. Todos aceitaram e estavam a divertir-se à grande quando tiveram a primeira surpresa: apareceu-lhes o Eduardo, com quem já tinham tido grandes aventuras em Lisboa. Pouco depois nova surpresa, essa bem desagradável: os homens mascarados de zorro não vieram para dançar mas para raptar alguém...
Ler um livro ajuda a crescer!

Concurso de Banda Desenhada - Exposição

Após quase um mês de entrega de trabalhos para o concurso de banda desenhada, a nossa biblioteca está recheada de "folhas aos quadradinhos".





Aguarda pelos resultados dos vencedores que serão revelados na proxima semana

30 de janeiro- Dia da não violência e da paz

No dia 30 de Janeiro celebramos o Dia Escolar da Não-Violência e da Paz, uma iniciativa do poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenço Vidal.
Desde 1964, que a celebração deste dia pretende sensibilizar para a tolerância, solidariedade e respeito pelos outros.

Educar para os valores promovendo nos jovens uma formação que favoreça o emergir de sentimentos de solidariedade e de justiça é uma tarefa que cabe a todos. Sabemos que esta não é a tarefa de um dia, mas de todos os dias e, por isso, na nossa escola, ao longo destes dias propomos a realização de algumas atividades de sensibilização para a não-violência e para a paz.
Esta é uma iniciativa das BE que pretende unir todo o agrupamento em torno de uma abordagem ao tema.
Esperamos que as mensagens registadas ao longo desta semana cheguem a todas as BE do agrupamento e sejam interiorizadas por cada um de nós/vós.

“Uma vez que as guerras nascem na mente dos homens, é na mente dos homens que deve edificar-se a paz”. (Preâmbulo da Constituição da UNESCO)

Porquê a escolha do dia 30 de Janeiro?

A escolha da data não foi ao acaso, mas por que este foi o dia do assassinato de um dos maiores defensores da paz, da não-violência, da justiça e da tolerância entre os povos: Mahatma Gandhi.

Se quiseres saber mais sobre este Homem consulta:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi

Ficamos à espera das vossas mensagens !!!


Trabalhos:
                                                                                                             
                   4ªB                            
1ªA
4ºD
1ºB
                                               1ºD
                                Jardim de Infância
                                                 3ºB
                                          1ºC
                                                   2ºC
                                             2ºB
      
                                          3ºA
                                           3ºC
     
                                       4ºC

                                             4ºA


Parabéns a todos os Professores e alunos que trabalharam com muito entusiasmo.
A paz e a não-violência são assuntos do dia a dia e que devemos cultivar junto das crianças para que no futuro tenhamos um mundo melhor!!!

O Inverno

A estação do ano mais fria já chegou....


 O inverno começa no dia 21 de dezembro, e termina com o equinócio de primavera, que acontece no dia 20 de março.
 Nesta estação do ano vestimos roupas quentinhas, como por exemplo, casacos fortes, blusas de lã, botas, cachecóis, luvas, gorros. Em casa e na escola, acendemos a lareira ou o aquecedor para nos aquecermos
 O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas.
Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Outros animais, como ursos, hibernam nesse período. Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas.

Engloba parte dos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março .


Na BE os alunos realizaram trabalhos alusivos a esta estação do ano.




Queremos nesta estação do ano salientar um povo indigena - Os Esquimós -

Os Esquimós são povos indígenas que habitam tradicionalmente as regiões em torno do Círculo Polar Ártico, no extremo norte da Terra, como o leste da Sibéria, o norte do Alasca e do Canadá e a Groenlândia. Vivem da pesca e da caça, retirando a gordura de baleias, focas e ursos para usar como alimento e combustível para os seus trenós. Os esquimós  vestem-se com peles de animais, porém, ao contrário dos outros povos,  usam a pele voltada para dentro, de forma a mantê-la mais próxima ao corpo e promover um aquecimento mais adequado. Eles têm o costume de se alimentar do fígado cru das caças, sua única fonte de vitamina C...


Se quiseres saber mais sobre este povo consulta: