"Os animais da quinta"




No dia 12 janeiro os alunos do 1ºC visualizaram o filme "Veja como crescem os animais da quinta"
Um divertido e pedagógico filme sobre a natureza, onde podemos acompanhar o crescimento de alguns animais da quinta. Após ver o filme fizeram uns desenhos relacionado com o mesmo.



Aqui ficam alguns deles...










Concurso de Banda Desenhada.

Ao longo deste mês de Janeiro, está a decorrer um concurso de banda desenhada para todos os alunos da nossa escola.
Escolhemos os textos para os quatro anos e os alunos terão de recontar a história em Banda desenhada.

Aqui ficam as histórias retiradas de livros de Lingua Portuguesa.

História do 1º ano:
A vassoura mágica

Era uma vez uma vassoura que não era como as outras vassouras.
Não era uma vassoura de jardim, com cabeleira de ramos.
Não era uma vassoura de cozinha, com cabeleira de palha.
Não era uma vassoura de sala, com uma cabeleira de penas.
Nem dessas vassouras modernas, todas feitas de plástico.
Era uma vassoura mágica.
Que uma bruxa rabucha ia, nas noites de sexta-feira , aos bailes de bruxas, montava a sua vassoura, pronunciando umas palavras mágicas:
"Varre, varre, abracadabra,
a poeira que há no ar.
Rasga no céu uma estrada
sempre, sempre a vassourar.
E a vassoura voava, como uma cavalo com asas."
Luísa Ducla Soares

História do 2º ano:
O Rio

Era uma vez uma aldeia à beira de um rio: era o rio mais bonito que se possa imaginar, com margens cobertas de verdura, línguas de areia clara e uma água brilhante que refletia o céu e o arvoredo.
Toda a gente na aldeia precisava do rio: as lavadeiras iam ali lavar a roupa, os pescadores sentavam-se na margem e apanhavam bom peixe, os lavradores montavam as picotas e assim regavam as suas terras da beira rio; os moleiros aproveitavam a força da corrente para fazer andar a roda das azenhas, e até os meninos precisavam do rio para tomarem grandes banhos e deitarem os seus barquinhos de papel ou de cortiça.
A aldeia vivia do rio.
Ester Lemos

História do 3º ano:
Numa casa muito estranha.

Numa casa muito estranha,
toda feita de chocolate,
vivia uma bruxa castanha
que adorava disparate.

Punha os copos no fogão,
as panelas nas banheiras,
Os sapatos nas gavetas,
as meias na frigideira:
escrevia com fios de água,
dormia sempre de pé,
cozinhava numa cama
e comia no bidé.

Varria a casa com garfos,
limpava o pó com farinha,
deitava cem gatos na sala
e dormia na cozinha.
António Mota




História do 4º ano:
Lenda da serra da estrela.

Em tempos que já lá vão vagueava pelos montes um humilde pastor. Durante o dia, passeava o rebanho pelos prados verdejantes que serviam de alimento aos seus animais. Mas, ao anoitecer, encaminhava-se para uma rocha e sentava-se a olhar as estrelas. Ai, encontrava a sua única amiga- Uma estrela-, a quem noite após noite, segredava amarguras, pois sentia-se muito infeliz e muito sozinho. Nem o vento, nem a chuva, nem a neve o detinham. Mesmo que rebentasse a maior das tempestades, ele não faltava ao encontro.
Esta história chegou aos ouvidos do rei, que ficou pasmado. Então havia um pastor que possuía uma estrela? Tinha que lha comprar!
Bem ofereceu riquezas, que de nada lhe serviu.
- Há coisas que não tem preço!- disse o rapaz.- Não vendo !
Os anos passaram e, um dia, o pastor morreu.
Diz-se que a estrela nunca mais voltou a brilhar no firmamento. Mas também há quem garanta que ela volta
sempre à noitinha, em busca do pastor.
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada ( adaptação)


Temos o regulamento:

                                                                       
Como fazer uma BD :


e também uma pequena exposição de livros de BD:


Participa!!!

Os três reis magos

Ao longo desta semana em que se iniciaram as aulas tivemos desenhos alusivos ao dia de hoje para os utilizadores da BE.
Aqui fica um pouco de história e também os desenhos.

...Os Reis Magos fazem parte das Tradições de Natal em quase todos os Países da Europa e são figuras que animam os presépios.

Os Reis vieram do Oriente para conhecer o Menino Jesus.
O nome dos três Reis são: Gaspar, Baltasar e Belchior.
Contam as lendas que eles eram muito ricos e sábios. Eles sabiam que um dia havia de nascer um Menino que seria o Salvador do Mundo e que nesse dia apareceria no céu uma estrela muito brilhante. Quando esse sinal apareceu eles puseram-se a caminho e foram até Belém. Aí ofereceram ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus.
O ouro significa riqueza e é o metal mais valioso.
O incenso é um perfume que se queima em honra de Deus.
A mirra é um creme perfumado que serve para embalsamar os mortos.
Nós festejamos o dia de Reis no dia 6 de Janeiro....








Para saberes mais sobre este dia visita:

http://www.coolkids.guarda.pt/content/dia-de-reis

http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Portugal&ID=2206

Livro do mês

Autora: Matilde Rosa Araújo

Ilustrador: André Letria
 
Há quem diga que os personagens dos contos infantis nunca envelhecem. Mas será isso verdade? Será que, ao contrário do que acontece connosco, o tempo não as transforma?


Matilde Rosa Araújo entrou de novo no mundo do faz de conta da sua meninice e reencontrou uma das personagens mais conhecidas e amadas desse imaginário - o Capuchinho Vermelho. E, juntamente com o ilustrador André Letria, ela conta-nos aquilo que viu e ouviu.
Um livro sobre a amizade cheio de sabedoria!



Boas leituras !!!

Matilde Rosa Araújo

Matilde Rosa Araújo nasceu em Lisboa em 1921.
Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letra da Universidade Clássica de Lisboa.

Foi professora do Ensino Técnico Profissional em Lisboa e noutras cidades do País, assim como professora do primeiro Curso de Literatura para a Infância, que teve lugar na Escola do Magistério Primário de Lisboa.
Tem exercido a sua atividade profissional, como professora, na cidade do Porto.
Autora de livros de contos e poesia para o mundo adulto e de mais de duas dezenas de livros de contos e poesia para crianças.
Dedicou-se, ao longo da sua vida, aos problemas da criança e à defesa dos seus direitos.
É autora de alguns volumes sobre a importância da infância na criação literária para adultos, sobre a importância da Literatura Infanto-Juvenil na formação da criança e sobre a educação do sentimento poético como mais-valia pedagógica.

Recebeu prémios no domínio de Literatura para a Infância:
  • Grande Prémio de Literatura para Criança da Fundação Calouste Gulbenkian ex-aequo com Ricardo Alberty, em 1980; Prémio atribuído pela primeira vez, para o melhor livro estrangeiro (novela O Palhaço Verde), pela associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo, Brasil, em 1991; 
  • Prémio para o melhor livro para a Infância publicado no biénio 1994-1995, pelo livro de poemas Fadas Verdes, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 1996.
Algumas obras:





Se quiseres saber mais sobre esta autora visita:

Boas Festas

" Que a magia desta época, que traz amor e alegria aos corações, esteja contigo neste Natal e durante todos os dias do Ano Novo que vai começar!"


A Equipa da Be dos Caliços deseja a todos um Feliz Natal e um 2012 com muitas coisinhas boas!

"O conto de Natal do gato Tomás"

Nos dias 19 e 20 de Dezembro, estiveram  na BE as crianças  do Jardim de Infância para ouvir uma história de Natal.
O conto de Natal escolhido, teve como base os valores da amizade e da partilha.
Após ouvirem a história com muita atenção, presentearam-nos com canções de Natal.

Aqui fica o link: http://www.sitiodosmiudos.pt/57/miniclick2.asp?modulo=Tomas_natal.xml