Dia Mundial da Alimentação

No passado dia 16 de outubro (domingo), comemorou-se o dia mundial da alimentação.
Hoje, segunda-feira, como não podia deixar de ser, elaboramos uma roda dos alimentos com a colaboração dos alunos que frequentam a nossa BE.
Aqui fica o resultado do nosso trabalho.


Aproveita e vê esta boa explicação da roda dos alimentos.

Livro do mês de Outubro

Autor: Tiago Rebelo
Ilustradora : Danuta Wojciechowska

Chama-se Amarguinha porque não gosta de doces. Martinho é o seu grande amigo, companheiro de todas as brincadeiras e conversas. Mas chega um dia em que as duas crianças têm de separar-se; será que esta amizade tão especial vai resistir à distância? Um livro emocionante, uma verdadeira lição sobre a amizade.

Autor do Mês

Nesta recente rubrica da nossa biblioteca  vamos dar destaque a autores Portugueses.
Neste mês de Outubro o autor é Tiago Rebelo.

Tiago Rebelo, nascido a 02-03-1964, em Lisboa, é casado e tem três filhos. Jornalista há dezanove anos, iniciou a sua actividade profissional em 1986 na Rádio Renascença.

Atualmente é um dos editores executivos da TVI, onde está desde 1994.
Tem publicados nove romances e quatro histórias para crianças.

Tiago Rebelo é um dos romancistas mais brilhantes das letras portuguesas. Na última década manteve uma produção literária constante e os seus livros tornaram-se há muito presença habitual nos lugares cimeiros das principais tabelas de vendas nacionais. Com títulos disponíveis em diversos países, desde o Brasil a Angola e Moçambique, foi igualmente editado em Itália e na Argentina. Depois dos enormes sucessos aplaudidos pelo público e pela crítica, O Tempo dos Amores Perfeitos e O Último Ano em Luanda, o seu útlimo romance, O Homem Que Sonhava Ser Hitler, editado em 2010 pela ASA, é um magistral e absorvente relato de uma face      desconhecida da sociedade actual.


livros infantis publicados:
                                 Amarguinha (2002)



       Amarguinha tem um irmão ( 2005)



       Amarguinha e a peça de teatro (2006)


    Amarguinha : A história do anjo-da-guarda (2008)

O Outono

Este ano a atividade desenvolvida  para assinalarmos a chegada do Outono, foi um cartaz com a palavra OUTONO escrita em várias línguas.



Aqui fica também um pequeno poema sobre o Outono

O OUTONO CHEGOU

A andorinha partiu.
O Sol mais cedo se deitou.
A chuva miudinha caiu,
Então o Outono chegou.

A videira triste está a chorar,
Ela sem uvas ficou.
Cheira a vinho novo no lagar,
Então o Outono chegou.

As temperaturas desceram.
O vento assobiou.
As aulas já começaram,
Então o Outono chegou.

Os lagartos hibernaram.
A árvore despida ficou.
As folhas soltas dançaram,
Então o Outono chegou.

Sofia e Daniela - EB1 de Vila Chã

Dia Europeu da Línguas

O dia 26 de Setembro é consagrado às línguas europeias desde 2001. A Europa encerra um verdadeiro tesouro linguístico: 23 línguas oficiais e mais de 60 línguas regionais ou minoritárias, além das línguas faladas pelas pessoas de outros países e continentes que vivem na Europa. Precisamente para chamar a atenção para este imenso património linguístico, a União Europeia e o Conselho da Europa tomaram a iniciativa de comemorar o Ano Europeu das Línguas em 2001.


 Todos os anos, são organizadas centenas de eventos em toda a Europa relacionados com as línguas: espectáculos, animações para crianças, jogos musicais, cursos de línguas, programas de rádio e de televisão, conferências… as possibilidades são infinitas!


Na nossa Biblioteca também tivemos uma atividade .
Os alunos pintaram com a cor das bandeiras a palavra BOM DIA nas várias línguas .



Se és um curioso(a) desafiamos-te a pesquisar este  link.
http://cvc.instituto-camoes.pt/diaeuropeulinguas/2004/diaeuropeulinguas.html

Autor de mês

Neste ano letivo teremos na nossa biblioteca uma nova rubrica : Autor do mês.
Esta tem como objectivo dar mais destaque à vida e às obras de autores portugueses.
No mês de Setembro o autor em destaque é : António Mota

António Mota nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, em 16 de Julho de 1957 estudou em Penafiel onde concluio o curso do magistério primário em 1975 desde então é professore do ensino basico. É um dos escritores portugueses mais conceituados no campo da literatura infanto-juvenil.
Em 1979 publicou o seu primeiro livro “A aldeia das flores”.
  • Vecedor de diveros prémios, em 1983 ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores com a obra" O Rapaz de Louredo".
  • Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance "Pedro Alecrim".  Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com A Casa das Bengalas.
  • Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro".
  • Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra "Se eu fosse muito Magrinho". com ilustrações de André Letria.
Desde 1980 tem sido solicitado a visitar escolas do Ensino Básico e Secundário, assim como bibliotecas públicas, fomentando deste modo o gosto pela leitura entre crianças e jovens. Colaborou com vários jornais e participou em diversas acções organizadas por Bibliotecas e Escolas Superiores de Educação. Os seus livros estão antologiados em volumes de ensino do Português e tem obras traduzidas em Espanha e Alemanha. Tem mais de quatro dezenas de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura. Tem livros incluídos em listas de obras literárias de qualidade recomendadas pela célebre International Youth Library de Munique. Em 2008 foi agraciado com a Ordem da Instrução Pública.

Livro do mês Setembro



Autor: António Mota

Ilustrador: Martinho Dias

Esta é a história de uma galinha tão medrosa, tão medrosa, que até a própria sombra a assustava. Um dia, pôs-se a esgravatar no chão a ver se conseguia apanhar uma minhoca para meter no papo. Quando um bocadinho de cal lhe caiu em cima da cabeça a confusão instala-se...

A leitura é o alimento para a mente.