Este ano a atividade desenvolvida para assinalarmos a chegada do Outono, foi um cartaz com a palavra OUTONO escrita em várias línguas.
Aqui fica também um pequeno poema sobre o Outono
O OUTONO CHEGOU
A andorinha partiu.
O Sol mais cedo se deitou.
A chuva miudinha caiu,
Então o Outono chegou.
A videira triste está a chorar,
Ela sem uvas ficou.
Cheira a vinho novo no lagar,
Então o Outono chegou.
As temperaturas desceram.
O vento assobiou.
As aulas já começaram,
Então o Outono chegou.
Os lagartos hibernaram.
A árvore despida ficou.
As folhas soltas dançaram,
Então o Outono chegou.
Sofia e Daniela - EB1 de Vila Chã
Dia Europeu da Línguas
O dia 26 de Setembro é consagrado às línguas europeias desde 2001. A Europa encerra um verdadeiro tesouro linguístico: 23 línguas oficiais e mais de 60 línguas regionais ou minoritárias, além das línguas faladas pelas pessoas de outros países e continentes que vivem na Europa. Precisamente para chamar a atenção para este imenso património linguístico, a União Europeia e o Conselho da Europa tomaram a iniciativa de comemorar o Ano Europeu das Línguas em 2001.
Todos os anos, são organizadas centenas de eventos em toda a Europa relacionados com as línguas: espectáculos, animações para crianças, jogos musicais, cursos de línguas, programas de rádio e de televisão, conferências… as possibilidades são infinitas!
Na nossa Biblioteca também tivemos uma atividade .
Os alunos pintaram com a cor das bandeiras a palavra BOM DIA nas várias línguas .
Todos os anos, são organizadas centenas de eventos em toda a Europa relacionados com as línguas: espectáculos, animações para crianças, jogos musicais, cursos de línguas, programas de rádio e de televisão, conferências… as possibilidades são infinitas!
Na nossa Biblioteca também tivemos uma atividade .
Os alunos pintaram com a cor das bandeiras a palavra BOM DIA nas várias línguas .
Se és um curioso(a) desafiamos-te a pesquisar este link.
http://cvc.instituto-camoes.pt/diaeuropeulinguas/2004/diaeuropeulinguas.html
Autor de mês
Neste ano letivo teremos na nossa biblioteca uma nova rubrica : Autor do mês.
Esta tem como objectivo dar mais destaque à vida e às obras de autores portugueses.
No mês de Setembro o autor em destaque é : António Mota
Esta tem como objectivo dar mais destaque à vida e às obras de autores portugueses.
No mês de Setembro o autor em destaque é : António Mota
António Mota nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, em 16 de Julho de 1957 estudou em Penafiel onde concluio o curso do magistério primário em 1975 desde então é professore do ensino basico. É um dos escritores portugueses mais conceituados no campo da literatura infanto-juvenil.
Em 1979 publicou o seu primeiro livro “A aldeia das flores”.
- Vecedor de diveros prémios, em 1983 ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores com a obra" O Rapaz de Louredo".
- Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance "Pedro Alecrim". Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com A Casa das Bengalas.
- Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro".
- Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra "Se eu fosse muito Magrinho". com ilustrações de André Letria.
Livro do mês Setembro
Autor: António Mota
Ilustrador: Martinho Dias
Esta é a história de uma galinha tão medrosa, tão medrosa, que até a própria sombra a assustava. Um dia, pôs-se a esgravatar no chão a ver se conseguia apanhar uma minhoca para meter no papo. Quando um bocadinho de cal lhe caiu em cima da cabeça a confusão instala-se...
A leitura é o alimento para a mente.
Bem-vindos a mais um ano letivo
As aulas já começaram, os corredores já estão mais animados; os alunos já chegaram para mais um ano de atividades, aprendizagens, brincadeiras e claro muito, muito estudo!!!
Não resistimos a esta imagem ( Obrigada à ESATECA pela Partilha)
Não resistimos a esta imagem ( Obrigada à ESATECA pela Partilha)
Hora do conto de Junho
Para finalizar este ano a hora do conto, escolhemos 4 histórias:
- Jardim infância e o 1º ano- "O nosso amigo Alfredo";
- 2º ano -"O livro activo";
- 3º ano,- "A menina do mar" ;
- 4º ano, -"Tocando o céu sem braços"
A escolha destas histórias tem como fundamento o facto delas retratarem valores fundamentais na formação e desenvolvimento do ser humano, como: a amizade, a enter-ajuda, a persistência, a esperança e a fé em nós mesmo.
Para finalizar criamos um cartaz onde os alunos fizeram a sua assinatura e um desenho .
![]() |
O resultado final do nosso mural:
Livro do mês de Junho
Com a Matilde, o Tomás e a Maria aprendemos que, com muita amizade e um pouco de imaginação,
o querer e o poder não têm limites.
Por isso, o " Pirilampo Mágico" é dedicado a todos os meninos e meninas que, com um toque de sábia magia, transformam a diferença em individualidade e aos adultos que acreditam que a igualdade mais não é do que o direito e também a obrigação de sermos diferentes, até de nós próprios.
O Pirilampo Mágico
Autora: Mª João Carvalho
Ilustradora: Raquel Pinheiro
o querer e o poder não têm limites.
Por isso, o " Pirilampo Mágico" é dedicado a todos os meninos e meninas que, com um toque de sábia magia, transformam a diferença em individualidade e aos adultos que acreditam que a igualdade mais não é do que o direito e também a obrigação de sermos diferentes, até de nós próprios.
O Pirilampo Mágico
Autora: Mª João Carvalho
Ilustradora: Raquel Pinheiro
Ler para crescer!
Subscrever:
Mensagens (Atom)









