Mostrar mensagens com a etiqueta Hora do Conto. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Hora do Conto. Mostrar todas as mensagens

"Meninos de todas as cores"

Os menino da sala 3 do Jardim de Infância, ouviram a história: " Os meninos de todas as cores", após falarmos um pouquinho sobre a história, fizeram um desenho.
Aqui fica a partilha.




Era uma vez um menino branco chamado Miguel, que vivia numa terra de meninos brancos e dizia:
É bom ser branco
porque é branco o açúcar, tão doce,
porque é branco o leite, tão saboroso,
porque é branca a neve, tão linda.
Mas certo dia o menino partiu numa grande viagem e chegou a uma terra onde todos os meninos eram amarelos. Arranjou uma amiga chamada Flor de Lótus, que, como todos os meninos amarelos, dizia:
É bom ser amarelo
porque é amarelo o Sol
e amarelo o girassol
mais a areia da praia.
O menino branco meteu-se num barco para continuar a sua viagem e parou numa terra onde todos os meninos são pretos. Fez-se amigo de um pequeno caçador chamado Lumumba que, como os outros meninos pretos, dizia:
É bom ser preto
como a noite
preto como as azeitonas
preto como as estradas que nos levam para
toda a parte.
O menino branco entrou depois num avião, que só parou numa terra onde todos os meninos são vermelhos.
Escolheu para brincar aos índios um menino chamado Pena de Águia. E o menino vermelho dizia:
É bom ser vermelho
da cor das fogueiras
da cor das cerejas
e da cor do sangue bem encarnado.
O menino branco foi correndo mundo até uma terra onde todos os meninos são castanhos. Aí fazia corridas de camelo com um menino chamado Ali-Babá, que dizia:
É bom ser castanho
como a terra do chão
os troncos das árvores
é tão bom ser castanho como um chocolate.
Quando o menino voltou à sua terra de meninos brancos, dizia:
É bom ser branco como o açúcar
amarelo como o Sol
preto como as estradas
vermelho como as fogueiras
castanho da cor do chocolate.
Enquanto, na escola, os meninos brancos pintavam em folhas brancas desenhos de meninos brancos, ele fazia grandes rodas com meninos sorridentes de todas as cores.
Luísa Ducla Soares
 

" A primeira vez que eu vi neve"

Hoje pela manhã, os meninos da sala 1 do jardim de infância estiveram na biblioteca a ouvir uma história sobre o Inverno.
A educadora Xana contou a história: " A primeira vez que eu vi neve", de Manuela Marujo
















Pequenos contadores de histórias

Hoje pela manhã, estiveram na Biblioteca os meninos da Sala 1 do Jardim de Infância.
O desafio que lhes lançamos foi o de através das imagens do livro que contassem a história.
Mas que belas histórias que ouvimos.

O primeiro livro  foi:  "Stella estrela do mar",

 Como estavam todos muito entusiasmados, escolhemos outro livro:  " Vamos fazer amigos"



Após os pequenos contadores de história explorarem os livros, as crianças, realizaram um desenho sobre uma das histórias.
Foi uma manhã muito bem passada!





Clube de Leitura: " O Segredo do rio"

Na quarta-feira, as turmas do 3ºA e 3ºB, ouviram a história : " Segredo do rio", dinamizada pelas tecnicas da Biblioteca Municipal, Ana Paula Miguel e Inês Colaço.






Dia Internacional do livro infantil

No dia 2 de abril comemora-se o nascimento de Hans Christian Andersen. A partir de 1967, o dia 2 passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.
 Para assinalar esta data, os alunos do Jardim de infância estiveram hoje, na biblioteca a ouvir a história :       " Surpresa de Handa" de Elieen Browne.
A Professora Ivone Salgueiro, contou a história e após esta terminar as crianças cantaram músicas relacionadas com a história.

As educadores levaram para a sala uma pequena atividade para realizar com as crianças.



Também temos uma exposição de histórias infantis de todos os tempos.
Aqui fica a nossa partillha.


Ainda para este dia, os alunos realizaram ao longo do intervalo da manhã e almoço a atividade : " O meu livro preferido."





David McKee - Elmer

A escolha do livro e do autor deste mês recaiu sobre a obra" Elmer" do autor e ilustrador David McKee.

Elmer não é um elefante como os outros.
É um elefante aos quadrados coloridos, e muito brincalhão. 
Um dia lembrou-se de pregar uma partida...


David McKee




McKee nasceu em Devon , Inglaterra , a 02 de janeiro de 1935 .Depois de frequentar a escola primária estudou em Plymouth College of Art. Enquanto ainda estava na faculdade, começou a vender desenhos únicos, especialmente para a imprensa nacional. Ao sair da faculdade, continuou esta atividade, a fim de se sustentar.
McKee produziu vários personagens que têm desenvolvido em série de livros, incluindo o rei Rollo e Mr Benn.
Outra criação famosa é Elmer o elefante Patchwork.
 Elmer está agora publicado em mais de 20 .

A lenda das amendoeiras em flor

Nos dias 24 e 25 de fevereiro os alunos do 1º e 2º ano, estiveram na biblioteca a ouvir a lenda das amendoeiras em flor, lenda bem conhecida e tradicional algarvia.
Posteriormente realizaram um cartaz alusivo à história.






Retirámos a história de: http://www.youtube.com/watch?v=YlxrSqJPVDI


Aqui fica também a lenda em texto.

Há muitos e muitos séculos, antes de Portugal existir e quando o Algarve pertencia aos árabes, reinava em Chelb, ( futura cidade de Silves, o famoso e jovem rei Ibn-Almundim que nunca tinha conhecido uma derrota.
Um dia, entre os prisioneiros de uma batalha, viu a linda Gilda, uma princesa loira de olhos azuis e porte altivo.
Impressionado, o rei mouro deu-lhe a liberdade, conquistou progressivamente a sua confiança e um dia confessou-lhe o seu amor e pediu-lhe para ser sua mulher.
Foram felizes durante algum tempo, mas um dia a bela princesa do Norte caiu doente sem razão aparente.
Um velho cativo das terras do Norte pediu para ser recebido pelo desesperado rei e revelou-lhe que a princesa sofria de saudades da neve do seu país distante. A solução estava ao alcance do rei mouro, pois bastaria mandar plantar por todo o seu reino muitas amendoeiras que quando florissem as suas brancas flores dariam à princesa a ilusão da neve e ela ficaria curada.
Na Primavera seguinte, o rei levou Gilda à janela do terraço do castelo e a princesa sentiu que as suas forças regressavam ao ver aquela visão indescritível das flores brancas que se estendiam sob o seu olhar.
O rei mouro e a princesa viveram longos anos de um intenso amor esperando ansiosos, ano após ano, o maravilhoso espetáculo das amendoeiras em flor.


" O Leão e o canguru"

No passado dia 6 de fevereiro as crianças da sala 1 do jardim de infância, estiveram na biblioteca a ouvir a história: " O Leão e o Canguru" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, contada pela educadora Laura Meirinho.
Após a história, realizaram desenhos sobre o que ouviram.
Aqui fica a partilha.







Autor e livro do mês de janeiro

Para este mês a nossa escolha recaiu sobre a obra intitulada: " Romeu e as rosas de gelo" de António Mota


Romeu era um elegante carneiro com o corpo coberto de rosas. Rosas perfumadas que lhe nasciam por todo o corpo e encantavam toda a gente. Romeu foi vendido, andou de terra em terra e acabou por ser o maior amigo da Mariana. Mas fica a pergunta: porque é que Romeu ficou com o corpo coberto de rosas? 

Autor: António Mota
Ilustração: José Saraiva 

António Mota
António Mota nasceu em Ovil, Baião, em 16 de Julho de 1957 e é um escritor português. Foi professor do ensino básico. É considerado um dos mais importantes autores portugueses de literatura infanto-juvenil.
Publicou o seu primeiro livro, “ A Aldeia das Flores ”, em 1979. Com a obra “O Rapaz de Louredo” (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance “Pedro Alecrim”. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com “ A Casa das Bengalas”. Em 2003, a obra “O Sonho de Mariana”, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro". Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra, “Se eu fosse muito Magrinho”, com ilustrações de André Letria. Desde 1980 tem sido solicitado a visitar escolas do Ensino Básico e Secundário, assim como bibliotecas públicas, em Portugal e outros países, fomentando deste modo o gosto pela leitura entre crianças e jovens. Colaborou com vários jornais e participou em diversas acções organizadas por Bibliotecas e Escolas Superiores de Educação. Tem mais de quatro dezenas de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura.

Texto retirado de :
http://bibcaetanoliveira.blogspot.pt/2011/01/antonio-mota-biografia.html

S. Martinho- 11 de novembro

Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.

Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.

Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam.

De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.

Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.

Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão!
Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.

É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.


Os alunos após a história fizeram um painel alusivo a esta data.

Após a hora do almoço fizemos o tradicional Magusto no páteo da escola.

Aqui fica algumas fotos: