Pierre Coran, cujo nome verdadeiro é Eugene Delaise, nasceu em 1934 em Saint-Dinis, Brocqueoie Bélgica. Autor de diversos livros de contos e poesia, não só para adulto mas também para crianças. A sua obra literária ganhou todos os prémios literários da Bélgica.
A União Europeia e o Conselho da Europa tomaram a iniciativa de comemorar o Ano Europeu das Línguas em 2001, por isso o Dia Europeu das Língua comemora-se anualmente no dia 26 de Setembro, e tem como objetivo promover a riqueza da diversidade linguística e cultural da Europa.
A Europa tem um verdadeiro tesouro linguístico: 24 línguas oficias e mais de 60 línguas regionais ou minoritárias, além das línguas faladas pelas pessoas de outros países e continente que vivem na Europa.
Todos os anos, são organizadas centenas de eventos em toda a Europa relacionados com as línguas.
Para que os alunos conheçam um pouco as várias línguas faladas na Europa, fizemos uma exposição com as palavras: "Bom dia" e "Outono" nas várias línguas.
Visualizamos a musica do filme Frosen em diversas línguas.
Na semana da leitura que se realizou no passado mês de março, lançamos um desafio às turmas que ouviram a história contada pelos colegas mais velhos.
O desfio foi de vir à biblioteca partilhar uma história e desta vez contada por eles.
2ºB
A turma do 2º B, contou a história : " O novo computador da Bruxa Mimi" à turma do 3ºC.
Sala 4
Os meninos do jardim de infância da sala 4, contaram uma história de António Torrado: "A história do espelho mágico".
Os alunos do 4ºB, que a ouviram, fizeram depois o reconto da história.
1ºA e 1ºB
As turmas do 1ºA e do 1º B contaram a história : " O leão e o canguru" à turma do 3ºA.
Ao longo desta semana, de 16 a 20 de março, iremos realizar várias atividades no âmbito da semana da leitura.
Como tem vindo a ser hábito, os alunos mais velhos irão contar uma história aos alunos mais novos.
Também iremos ter a visita de Ondina Santos.
Temos uma exposição de vários livros alusivos ao tema deste ano " Palavras do Mundo".
Durante a semana, os alunos podem realizar passatempos, desafios literários e outras atividades.
Dia 17 de março
Na parte da manhã, os alunos do 4ºB, contaram a história : " Pinguim Carteiro", aos meninos da sala 4 do jardim de infância.
À tarde, tivemos os alunos do 3ºA, que contaram a história : " O Médico do mar", aos alunos do 1º ano.
No final vimos um pequeno filme
Dia 18 de março
Os alunos do 4ºA, contaram-nos a história : " O Sonho de Evaristo".
Os meninos da sala 1 e da sala 2 do Jardim de infância, estiveram muito atentos.
Tivemos a visita da escritora Ondina Santos, que nos contou e cantou, várias histórias da sua autoria.
Dia 19 de março
A história que a turma do 3ºB nos contou, intitulava-se " O Príncipe encantado", esta foi retirada do livro: " Rãs, príncipes e feiticeiros".
Os alunos ilustraram a história, que foi projetada enquanto a contavam aos alunos do 2ºB, que estiveram com muita atenção.
" O novo computador da bruxa Mimi", foi a história que o 3ºB contou ao 2ºA
Dia 20 de março
Os alunos do 4ºC, contaram-nos a história: " O Ursinho mágico".
Os meninos da sala 3 e sala 6 do jardim de infância, estiveram muito atentos e gostaram muito.